Exercícios de meditação podem lhe trazer benefícios melhores que as férias?
![](https://static.wixstatic.com/media/465b77_f0211a40949740159d9d2b6588478f85~mv2_d_1772_1221_s_2.jpg/v1/fill/w_980,h_675,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/465b77_f0211a40949740159d9d2b6588478f85~mv2_d_1772_1221_s_2.jpg)
Evidências crescentes sugere múltiplos benefícios da meditação.
Análises sistemáticas e meta-análises analisando centenas de pesquisas sugerem que as intervenções baseadas na consciência ajudam a diminuir a ansiedade, a depressão, o estresse, a dor e ajudam a melhorar a saúde geral, a saúde mental e a qualidade de vida. Estas práticas também parecem reduzir a inflamação e aumentar a resposta imune.
Você diz férias e eu digo meditação!
Isso intuitivamente faz sentido, muitas vezes me perguntei se simples descanso e relaxamento poderia ser tão bom para você. Os poucos estudos realizados sugerem que as férias resultam em efeitos reais, embora temporários, positivos sobre a saúde e o bem-estar. Isso é interessante.
O estudo foi realizado em um resort no sul da Califórnia com 91 voluntárias que não tinham problemas de saúde, não estavam grávidas, nem tomavam hormônios ou antidepressivos. A intervenção foi uma meditação estabelecida e retiro de ioga, consistindo de 12 horas de meditação, nove horas de yoga e exercícios auto-reflexivos durante uma semana. Os participantes foram divididos em três grupos de cerca de 30 cada: meditadores experientes, mulheres que nunca tinham meditado e um grupo que simplesmente "foi de férias." Os 30 "participantes de férias" ouviram palestras de saúde.
No final, os três grupos (férias, novatos e meditadores regulares) apresentaram melhorias estatisticamente significativas em escores de estresse e depressão, que foram medidos usando questionários bem estabelecidos. Se pararmos por aí, parece que as férias são tão boas quanto os exercícios de atenção plena para redução do estresse e elevação do humor. Mas o que é realmente impressionante é o resultado de 10 meses mais tarde: os meditadores regulares ainda mostraram melhorias significativas nestas pontuações, os meditadores novatos ainda mais. No entanto, os turistas estavam de volta à linha de base. Os investigadores tinham assegurado que todos os três grupos eram iguais na média de idade, no nível de instrução, no status do emprego, e no índice de massa de corpo. Este achado está de acordo com a pesquisa anterior mostrando que as férias têm efeitos benéficos, mas muito temporários, e que as terapias de atenção plena têm efeitos benéficos sustentados.
E quanto aos benefícios físicos de longo prazo da meditação?
Esses pesquisadores também levaram amostras de sangue pouco antes e depois do período de estudo de uma semana. Os três grupos apresentaram alterações positivas significativas nos marcadores da função imune. No entanto, os meditadores regulares também mostraram mudanças adicionais. O autor do estudo Eric Schadt, Ph.D., diretor do Icahn Institute no Monte Sinai, ofereceu a interpretação dos dados: "Meditadores regulares mostraram ambos os tipos de" melhorias "no nível molecular como os outros, mas em cima de que exibiu alterações que também foram associados com alguns envelhecimento / doença processos que também correlacionado com biomarcadores de envelhecimento em uma direção favorável. Eu penso que há alguma sugestão lá do envelhecimento saudável melhorado, assim esperançosamente que motiva o estudo mais adicional nesta direção. "
Ele passou a explicar que outros fatores que muitas vezes andam de mãos dadas com a meditação (por exemplo, exercício, dieta, mesmo exposição ao incenso) poderia ajudar a explicar essas melhorias. "De modo que, assim, continua a ser mais plenamente resolvido em estudos futuros." O estudo de férias foi bastante pequeno e incluiu apenas mulheres, e os autores ressaltam que mais pesquisas nesta área são necessárias. Mas a evidência de que exercícios pode resultar em efeitos psicológicos positivos duradouros, especialmente para pessoas novas para essas experiências, é convincente. Além disso, pode aumentar a imunidade e a prática regular parece promover efeitos genéticos mais complexos relacionados ao envelhecimento saudável.
Fonte: http://www.health.harvard.edu/blog/relaxation-benefits-meditation-stronger-relaxation-benefits-taking-vacation-2016102710532?utm_source=twitter&utm_medium=socialmedia&utm_campaign=102716&utm_content=blog